Atuação e Situação



Situação atual da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no mês de janeiro de 2021. Este documento vem demonstrar a estrutura predial, das ações e funcional, com relação ao que é realizado nesta secretaria.

 

INVENTÁRIO

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem sua localidade no prédio com outros setores da Prefeitura Municipal, na Rua São José, nº 30, Centro, Santo Antônio-RN.

Atualmente a Secretaria de Meio Ambiente dispõe de:

·         2 – Birôs;

·         1 – Estante de ferro;

·         1 – Bancada para computador;

·         7 – Cadeiras (3 de plástico e 4 de escritório);

·         1 – Computador (monitor-mal estado, teclado sem funcionar, mouse, caixinhas de som, estabilizador e CPU);

·         Sem material de expediente;

·         2 kits de jardinagem;

·         1 Projetor;

·         1 Notebook;

·         1 Decibelímetro (precisando regular).

 Havendo a necessidade dos seguintes equipamentos e materiais descritos abaixo:

·         1 - Impressora Multifuncional nova em ótimo funcionamento (havendo a manutenção desde a reposição de cartuchos);

·          1 – Câmera Digital nova em ótimo funcionamento;

·         Material de expediente com reposição quando necessidade (canetas, lápis, caixas-arquivo, pastas, resma, envelopes, etc.);

·         Pendrive de no mínimo 8gb novo em ótimo funcionamento;

·         Carro a disposição para realização das fiscalizações e atividades nas escolas e comunidades, como também locomoção para reuniões e capacitações dos funcionários e envolvidos.

Importante ressaltar que atualmente os funcionários que estão expostos a situações de insalubridade e nocivas à saúde e bem estar humano, durante as fiscalizações, nesta secretaria são recebem EPI’s ou quaisquer vencimentos para prover esta necessidade.

  

DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS OU NÃO PELA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SEUS MOTIVOS

 

A realização dos serviços prestados pela Secretaria de Meio Ambiente visa uma parceira com as ações vinculadas à Secretaria de Saúde e Educação sendo realizada a Educação Ambiental tanto nas escolas quanto nas comunidades, porém é primordial que a comunicação intersetorial entre as outras Secretarias, onde o conjunto realizará um melhor trabalho onde previamente haja a comunicação ou a solicitação de auxílio entre si, como também respostas sobre as solicitações.

Um elo que está vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente é a poda como uma das principais problemáticas situações enfrentadas e que facilmente pode ser solucionada com a capacitação dos podadores, seguindo um cronograma/ itinerário periódico onde somente um setor seria responsável em capacitar e fiscalizar dentro das normativas cabíveis. Necessidade de jardineiro, para limpeza e adequação nas plantas dos canteiros e praças públicas, mantendo a estética e qualidade das localidades.

Os lixos nas vias públicas são incessantes e cansáveis, que está desgastando e poluindo visualmente como também o solo e o ar do município. Existem pontos na cidade que os moradores em geral designam de forma irregular ser um local para acúmulo de lixo, dificultando a coleta ou limpeza pelo carro do lixo, pois, o adequado é que cada residência ou comércio seja responsável em acondicionar seus resíduos para que seja coletado de forma adequada.

As queimadas ocorrem com frequência, sendo identificados alguns pontos como realizado limpeza de terrenos e não havendo a retirada do lixo gerado, se faz a queima, que é extremamente inadequado, causando poluição do ar e do solo, e ocorrendo doenças respiratórias aos vizinhos da redondeza. Dessa forma, é imprescindível que sejam notificados os proprietários ou responsáveis por áreas que necessitam de limpeza e que os mesmos a faça, pois se houver caso de queima serão tomadas as medidas sob pena de sanções legais.

 

Atuação:

 

Fiscalização – Poluição do ar, do solo, das águas, sonora, ações errôneas sobre o uso da natureza.

Necessita – Transporte próprio, impressora, máquina fotográfica, pendrive, apoio jurídico nos casos e para criação de leis, autonomia nas decisões sobre os problemas na cidade, falta de comunicação entre as secretarias para resolução dos casos.

Dificuldades – Solucionar a maioria dos casos de denúncia por não haver lei ambiental municipal, como também a atuação com parceria com outras secretarias.

Inovar – Conseguir aproximar mais os moradores à Secretaria de Meio Ambiente para que ao invés deste setor dá a entender aos moradores que pode ser um possível problema, mas que venha a ser o melhor caminho a seguir por estarmos sempre procurando o melhor para todos, criando um meio ambiente mais equilibrado e sustentável.

 

Educação Ambiental – Orientação nas escolas, comunidades e na atuação da Fiscalização; Capacitação e formação de pessoas multiplicadores do conhecimento.

Necessita – Organização com as escolas para incluir em seus calendários ações ambientais permanentes e periódicas, transporte para locomoção de pessoal, aquisição de ferramentas para uso de projeção (Tela de projeção).

Dificuldades – Permanência do trabalho, dando continuidade ao processo de desenvolvimento de conscientização ambiental, para melhoria das condições de vida humana.

Inovar – Criar grupos permanentes com voluntários, estudantes ou representantes de comunidades e/ou bairros, para que fomente a educação ambiental no intuito de conseguimos benefícios para cada localidade.

 

Arborização – Plantio e doação de mudas onde podem ser plantadas nas praças e vias públicas para diminuição do calor e melhora do ar, como também sua manutenção com limpeza e poda.

Necessita – Transporte para locomoção de ferramentas e pessoal, preparativos (tenda, água, mesas, cadeiras, faixas ou banners, etc...) para eventos como a doação de mudas e plantio, aquisição de ferramentas de uso para o plantio, divulgação nas mídias de veiculação publicitárias (rádio, redes sociais, carro som ou moto som).

Dificuldades – Aguação e limpeza após plantio, por causa da escassez de água ou definição do responsável pela atividade.

Inovar – Criação de viveiro de mudas, utilizando de garrafas pets ou sacos plásticos próprios, se consegue terra e adubo para preparar a terra, e realiza o plantio direto ou com técnicas. Sua manutenção é diária com aguação e limpeza, caso necessitar instalar gotejador que pode ser feito com garrafas pet. O local deve ser arejado, longe de animais e que tenha iluminação solar.

 

Formação e Capacitação Social – Participação da sociedade nas ações ambientais promovidas pela Secretaria Municipal de Meio com o envolvimento ativo e prático de cada cidadão;

Necessita - Transporte para locomoção de ferramentas e pessoal, preparativos (local com espaço para reunião, tenda, água, mesas, cadeiras, faixas ou banners, etc...) para os eventos como reuniões ou mobilizações sociais, aquisição de ferramentas de uso limpeza e reestruturação de vias públicas, divulgação nas mídias de veiculação publicitárias (rádio, redes sociais, carro som ou moto som)

Dificuldades – Aquisição de materiais para disponibilizar aos participantes: fardamento; apostila; caneta; parcerias com outras secretarias.

Inovar – Que tais pessoas formadas e capacitadas ambientalmente pela Secretaria, possam realizar de mobilizações sociais para alcançar mais outros interessados em cuidar do nosso meio ambiente, e assim construirmos conselho comunitário ou conselho de bairros, pois, com a união das pessoas que se conseguem benefícios para cada um para o local em que mora.

 

 

FISCALIZAÇÃO

 

Denúncia – Coletar o máximo de informações possíveis, desde a situação que levou a fazer a denúncia, até mesmo o endereço com pontos de referência. Lembrar-se de saber os nomes das partes, mesmo que for denúncia anônima, perguntar sobre apelido ou como é conhecido. Se possível anotar os contatos como: telefone, e-mail e/ou redes sociais.

 

Identificação – Ao saber ou receber uma denúncia, é fundamental reconhecer quem realmente poderá resolver, pois haverá casos como de construção civil e cuidados com animais que é respectivamente responsabilidade da Secretaria de Obras e a Vigilância Sanitária. Em outros casos são problemas que se resolvem com conversa entre as partes, como em situações que um vizinho limpa o lixo da frente de sua casa e não cata ocasionando incômodo aos outros moradores. Sempre vá preparado com a solução para as diversas soluções, pois, haverá caso em que o causador é uma pessoa com pouca condição financeira, daí tem que haver algo que ele possa fazer, se a situação for com alguém mais condição financeira é bom seguir à risca o que as leis exigem.

 

Abordagem – Para haver sempre uma ótima recepção e resolução dos casos, é de priori nunca acusar alguém, e sim identificar o início do problema, pois é onde se pode resolver. Procurar saber as opiniões das partes, sem que um esteja na presença do outro, é mais ouvir do que falar.

 

Encaminhamentos – Com a identificação da situação é necessário ser realizado os encaminhamentos devidos, pois, se for da orçada de outro setor se faz um comunicado por meio de ofício, colocando todo o caso em exposição e sugerindo possíveis soluções, ou que o setor esclareça as opções de resolução. Em cargo de a Secretaria de Meio Ambiente ser a responsável pela situação, se é inicialmente orientado o que se dever ser feito para que não ocorra mais, se o causador não tiver condições financeiras, que a prefeitura ou setor capaz atue para que haja a resolução.

 

Resolução – Em casos que não dependa só da prefeitura ou da Secretaria de Meio Ambiente, que seja acionado o Ministério Público para que junto ao causador da situação solucione na medida cabível perante a lei.

 

Pontos a destacar em uma Fiscalização eficiente:

·         Haver no mínimo 2 (dois) Fiscais e uma terceira pessoa em caso de necessidade de testemunha no local de atuação;

·         Veículo de transporte com motorista, para atender as localidades;

·         Apoio legislativo da administração municipal em todas as ações recorrente da fiscalização, principalmente em casos de autuação e notificação;

·         Atendimento das solicitações a outros setores e/ou secretarias municipais;

·         Retorno com resposta por documento (ofícios, memorandos, e etc.) sobre situação dos comunicados ou encaminhamentos enviados a outros setores e/ou secretarias municipais;

 

 EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

Que se faça importante, desde o início, abordar temas os quais venham de problemáticas locais para que possam ser resolvidos a partir das visões de cada um.

É fundamental realizar quaisquer palestras, oficinas, dinâmicas ou evento em geral, levando em conta o público alvo, pois se tem mais resultados quando se comunicar relevando a idade e nível de aprendizado, e também as condições neurológicas e psicológicas da plateia. Por exemplo: se for crianças de até 10 anos de idade, é sempre bom usar dinâmicas ou oficinas, onde as informações possam se repassadas de forma mais lúdica possível; Já com adolescentes ou adultos, é mais fácil atingi-los os fazendo ser parte integrante do evento; já para idoso ou pessoas com alguma necessidade neurológica ou psicológica, ou de aprendizagem, se tem mais êxito quando o evento parte de seu meio de convívio.

  

ARBORIZAÇÃO

 

A arborização municipal é realizada desde a criação de viveiros de mudas para que se faça o plantio e doação de plantas (PROGRAMA MAIS VERDE - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-e3l_IIM97HDVWPSVX047d2KqC2371h6jLIwLH-fifjJkHg/viewform), até mesmo recebimento de doações de mudas para que realize a manutenção da arborização na cidade. O espaço para o viveiro vem a partir da disponibilidade das escolas que em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizam o plantio e criação das mudas, como também implantação de horta escolar.

O plantio de mudas ou doação é realizada permanentemente, referente a demanda e a disponibilidade de plantas que a Secretaria de Meio Ambiente tiver no momento. Para o plantio, são necessárias ferramentas como: cavadeira, pá, ciscador ou rastelo, enxada, alavanca de ferro, carroça de mão, balde. Havendo a necessidade de grades para proteção das mudas.

Uma grande parceira da Secretaria de Meio Ambiente é a AFINK (Araruna-PB), ONG que doa mudas para fins de arborização e projetos educacionais desenvolvidos nos municípios. Para conseguir mudas com a AFINK são necessários um ofício e um projeto a ser realizado, que por meio de ligação confirma a disponibilidade da ONG e são enviados os documentos por e-mail, após, se combina a quantidade de mudas, a espécie e quando irá buscar. É de suma importância ir buscar antes de junho, pois esse é o período das ações ambientais mais intensas por causa do dia 05 de junho (dia do meio ambiente) e geralmente não se consegue muita variedade de espécie.

A poda de limpeza do nosso município é de suma importância para manter a qualidade de vida das árvores e também a estética da cidade, desde as entradas até nos bairros às margens da sede e o distrito Redenção.

Uma poda de limpeza só é necessária quando a via onde está a árvore não comporta o seu tamanho total, onde toda a atenção em seu crescimento é medida para que se faça a poda.

É fundamental manter um itinerário de poda para que haja o controle da qualidade da poda e manutenção da arborização municipal.


Melhor atuação dos funcionários da SMMA

 

Uniforme para identificação, principalmente coletes de fiscalização e crachás, recebimentos de vencimentos para acobertar a insalubridade dos Fiscais.

 

Problemas recorrentes no município

 

Pocilgas na zona urbana, queima de lixo, lixo colocado em local inadequado, esgoto a céu aberto, poda irregular, animais em vias públicas, necessidade de limpeza de terrenos, preservação de patrimônio público (praças, canteiros e prédios)

 

 REALIZAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE NA SITUAÇÃO ATUAL

 

O QUE ESTÁ SENDO POSSÍVEL REALIZAR

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santo Antônio, com todas as dificuldades, ainda consegue agir com alguma eficiência no ponto de Educação Ambiental com moradores nos casos das fiscalizações ou visitas e também promovendo palestras nas escolas localizadas na sede do município, apesar de não ter transporte próprio ou equipamento próprio (tela de projeção, notebook, caixas de som, adaptadores de tomada, cabos de áudio e cabos de vídeo) para realização mais adequada neste trabalho, existe o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Escolas Estaduais com transportes e equipamento para realização das palestras.

 

O QUE NÃO ESTÁ SENDO POSSÍVEL REALIZAR

 

A maioria das situações ambientais não se resolvem da melhor forma possível pois não existe uma lei ambiental municipal, que resguarda e auxilia na atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente referente, às fiscalizações e proteção e preservação ambiental. Não está sendo adequadamente concretizadas as conclusões das problemáticas de nosso município por causa da falta de um saneamento básico (Plano Municipal de Saneamento Básico em construção com a FUNASA e UFRN)  completo por toda extensão de ao menos na sede da cidade, a finalização correta dos resíduos sólidos produzidos no município, existindo grande impacto ambiental e adequação dos criadores de animais de grande e pequeno porte como: bovinos, caprinos, suínos e aves. Percebendo assim a desvalorização do meio ambiente onde vivemos, apesar de a maioria destas ações impactantes seja identificada como renda de alguns moradores do município de Santo Antônio.

Outra dificuldade sempre encontrada são os casos de procura pela Secretaria Municipal de Meio em questão de manutenção de esgotos, escoadores pluviais, manutenção de fossas em casos privados ou públicos, entre outras. Onde podemos somente encaminhar para os setores responsáveis e não nos cabe à resolução, às vezes encontrar a possível solução, mas como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente atualmente não tem funcionários que possam realizar tarefas de mão-de-obra pesada ou manuseio de ferramentas sem a capacitação adequada, fica assim de “mãos atadas” para que a resolução seja concretizada.

 

FISCALIZAÇÕES

 

Como atualmente a Secretaria de Meio Ambiente contém somente 1 (um) Agente de Fiscalização de Meio Ambiente atuante e sem receber proventos de Incentivo e/ou Insalubridade, nem ao menos recebeu/recebe EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), como também meio de identificação visual dos funcionários como: coletes e crachás. A realização na tarefa de fiscalização por meio do Agente de Fiscalização entra em conflito com a valorização da vida do ser humano já que ele fica exposto a situações degradantes à saúde.

Para as Fiscalizações mais urgentes, o Fiscal de Meio Ambiente tem o auxílio, com transportes e fiscais, da Vigilância Sanitária do município na realização desta tarefa.

Pontos a destacar em uma Fiscalização eficiente:

·         Haver no mínimo 2 (dois) Fiscais e uma terceira pessoa em caso de necessidade de testemunha no local de atuação;

·         Veículo de transporte com motorista, para atender as localidades mais distantes;

·         Apoio legislativo da administração municipal em todas as ações recorrente da fiscalização, principalmente em casos de autuação e notificação;

·         Atendimento das solicitações a outros setores e/ou secretarias municipais;

·         Retorno com resposta por documento (ofícios, memorandos, e etc.) sobre situação dos comunicados ou encaminhamentos enviados a outros setores e/ou secretarias municipais;

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Para tanto, fica dito neste documento o que é necessário para no município de Santo Antônio-RN melhorar no quesito ambiental, desde a criação de lei ambiental municipal (relacionando as situações de saneamento básico, a coleta e o destino final do lixo, a poluição sonora e demais fatores que norteiam o bem estar da relação homem e natureza), sendo de urgência atender as solicitações não realizadas e/ou com agravantes para sua concretização eficaz.

 

  


Romildo Miguel de Oliveira

Agente de Fiscalização de Meio Ambiente

Mat. 12002 / CPF: 069.025.954-96

 


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