O município de Santo Antonio-RN, possui um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos já implementados, que é administrado diretamente pela prefeitura municipal. A estrutura de limpeza urbana atende diversos componentes, como: coleta domiciliar, coleta de podação, coleta de entulho, varrição de ruas e serviços correlatos ( capinação, raspagem, pintura de meio-fio, limpeza de feiras, etc). Esse sistema atende além da sede do município os distritos da zona rural de cajazeiras, Redenção e Lajes.
A SITUAÇÃO LOCAL
No tocante a destinação final dos resíduos,a área de seis hectares onde ela está localizada ficaa 3km da sede do município, na localidade conhecida como Sítio Jiróime, sendo de responsabilidade da Prefeitura Municipal a sua operação e organização. O local apresenta situação precária, como na grande maioria dos municípios brasileiros de pequeno porte, devido a falta de recursos para manutenção e de capacidade técnica para operar e monitorar o destino final ao longo dos anos. No Brasil e no Rio Grande do Norte são muitos os exemplos da insustentabilidade na gestão de aterros sanitários por municípios de pequeno porte.
Durante a visita de inspeção, ocorrida em 27 de agosto de 2008, constatou-se dificuldade de acesso ao local devido a existência de problemas de formação de poças de água na estrada de acesso. No entanto a área apresenta todas as condições de operar como um aterro controlado de pequeno porte.Conforme apresentado no Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos da Secretaria Especial de desenvolvimento Urbano da Presidência da República.
Esta postagem foi retirada do Parecer Técnico da Área de destino final de resíduos sólidos urbanos da cidade de Santo Antônio-RN, elaborado pelo Engº Civil Sérgio Bezerra Pinheiro MSc. Engenharia Sanitária
Nenhum comentário:
Postar um comentário